Como exatamente o feed do Instagram funciona? Fazer comentários em lives pode dar resultado e melhorar seu algoritmo? Essa pergunta intrigou os profissionais de marketing desde que o Instagram introduziu seu algoritmo em julho de 2016.
O algoritmo do Instagram foi introduzido para ajudar a apresentar o melhor e mais relevante conteúdo para cada usuário sempre que verificar seu feed. Até agora, porém, o funcionamento interno do feed era mantido em sigilo, mas recentemente o Instagram compartilhou publicamente os principais fatores de classificação pela primeira vez.
Nesta postagem, analisaremos os fatores que influenciam a classificação do seu conteúdo e explicaremos por que o algoritmo do Instagram é realmente ótimo para os profissionais de marketing.
Vamos lá!
COMO O ALGORITMO DO INSTAGRAM FUNCIONA?
Recentemente, o Instagram convidou um pequeno grupo de jornalistas ao escritório de São Francisco para pôr um fim aos rumores e compartilhar como o algoritmo de classificação de feeds do Instagram realmente funciona.
O Instagram revelou que existem três fatores principais que determinam o que você vê no seu feed do Instagram:
- Interesse
- Oportunidade
- Relação
Existem também três critérios adicionais que desempenham um papel menor em suas classificações de feed do Instagram:
- Frequência
- Seguidores
- Uso
Discutiremos cada fator com mais detalhes abaixo. Os três fatores mais importantes de classificação do feed do Instagram
1. Interesse: quanto Instagram prediz que você se importará com uma postagem.
Então, comentar em lives pode dizer que você é bastante interessado no conteúdo do criador da live.
Quando a linha do tempo algorítmica foi anunciada, o Instagram mencionou que mostraria o conteúdo em que você provavelmente estará interessado primeiro:
A ordem das fotos e vídeos no seu feed será baseada na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, no seu relacionamento com a pessoa que postou e na pontualidade da postagem.
O conteúdo relevante para seus interesses terá uma classificação mais alta em seu feed. Mas como o Instagram conhece seus interesses? Uma maneira seria analisar os gêneros de conteúdo (por exemplo, viagens, alimentação, moda, esportes, etc.) com os quais você interagiu no passado.
Com o nível de tecnologias de reconhecimento de foto disponível agora, acredito que é possível que o algoritmo categorize as postagens em gêneros simples, como viagens, comida, moda e muito mais - e possivelmente até gêneros mais sofisticados. O algoritmo também pode observar as hashtags usadas.
Se houver um certo gênero de conteúdo com o qual você se envolve com mais frequência (por exemplo, comida), o Instagram poderá classificar o conteúdo desse gênero (por exemplo, comida, restaurantes etc.) com maior destaque no seu feed.
Um porta-voz do Instagram disse que a classificação das postagens no Instagram não é um concurso de popularidade. As postagens com menos engajamento ainda podem aparecer na parte superior do seu feed.
2. Oportunidade: quão recentes são as postagens
O próximo ingrediente chave no algoritmo do Instagram, compartilhado pelo Instagram há algum tempo, é a pontualidade. A ordem das fotos e vídeos no seu feed será baseada na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, no seu relacionamento com a pessoa que postou e na pontualidade da postagem.
O Instagram quer mostrar postagens recentes e, consequentemente, mais relevantes. Alguma coisa da semana passada pode não lhe interessar tanto quanto uma hora atrás, então a rede social provavelmente mostrará postagens mais recentes, em vez de postagens de alguns dias ou semanas atrás - mesmo que a postagem mais antiga tenha recebido muito engajamento.
Isso implica que as postagens recentes provavelmente têm uma classificação mais alta no seu feed e que o tempo da sua postagem ainda é relevante.
3. Relacionamento: as contas com as quais você interage regularmente
Em um comunicado de junho de 2016 sobre o algoritmo de classificação de feed, o Instagram declarou o seguinte:
E não importa quantas contas você siga, você deverá ver as postagens mais recentes do seu melhor amigo.
Assim como o Facebook, o Instagram não quer que você perca postagens importantes de seus amigos e familiares. Isso implica que o conteúdo de seus "melhores amigos" provavelmente será classificado em um feed mais alto.
Também acredito que o algoritmo estuda suas interações passadas para determinar seus "melhores amigos". Por outro lado, em uma palestra sobre como projetar e implementar o algoritmo, Thomas Dimson também compartilhou em sua palestra como o Instagram poderia ter determinado as pessoas de quem você gosta:
- Pessoas cujo conteúdo você gosta (possivelmente incluindo histórias e vídeos ao vivo)
- Membros que você direciona mensagem
- Alvos que você pesquisa
- Pessoas que você conhece na vida real
Por fim, embora esses possam não ser os critérios exatos usados no algoritmo, eles nos dão uma dica de que a rede social provavelmente considera as contas com as quais você frequentemente interage como “pessoas de quem você gosta”. E confirmou que o conteúdo dessas contas terá uma classificação mais alta no seu feed.
Então, ao interagir com lives, você dá a entender que gosta do conteúdo daquela pessoa. Se você quer que o efeito do algoritmo pese sobre você e faça com que suas postagens apareçam mais altas no feed de seus seguidores, é necessário fazer com que eles interajam por meio de lives, postagens e stories.