Muitos meios de comunicação estão dizendo que o YouTube é uma nova forma de televisão para a era do milênio, e eu concordo. O YouTube lançou recentemente o YouTube Red, seu serviço de assinatura que inclui conteúdo original e o YouTube TV, que permite transmitir ou gravar digitalmente programas em dezenas de redes.
Também existem criadores de conteúdo que operam fora deste serviço de assinatura e ainda ganham milhões de reais. O EpicMealTime, um canal conhecido por fazer refeições ridiculamente grandes e pouco saudáveis, ganha cerca de R$ 3,1 milhões a cada ano apenas a partir do canal. Obviamente, eles têm mais de 7 milhões de assinantes e média de cerca de 100.000 visualizações por vídeo.
Parece ótimo, certo? Mas definitivamente não é realista se você iniciou recentemente um canal e tem um negócio com o que se preocupar.
Se você iniciou um canal para o seu negócio e está interessado em monetizá-lo sem trabalhar para ganhar milhões de inscritos, ainda há maneiras de ganhar dinheiro com os vídeos que você cria.
Explicarei como ativar a função de monetização no seu canal do YouTube, como lucrar com essa função e algumas maneiras alternativas de ganhar dinheiro no YouTube (porque nem todos podemos ter vídeos virais).
A MONETIZAÇÃO DO YOUTUBE
O YouTube introduziu monetização para vídeos individuais em 2009. Eles fizeram isso anexando anúncios a cada vídeo e compartilhando a receita com o criador, que permitiu que o anúncio fosse exibido em seu canal. Isso foi encorajador para criadores de conteúdo e empresas que desejavam anunciar no novo mercado de observadores do YouTube. Então, a monetização se tornou popular.
A única maneira de você participar do aspecto de monetização do YouTube é se tornar um parceiro. O YouTube deseja garantir que eles saibam quem eles vão pagar, para que eles tenham que verificar se você é legítimo.
Desde que o YouTube foi comprado pelo Google, seu dinheiro será ganho através do AdSense. Se você ainda não tem uma conta do AdSense (o que definitivamente deveria), deve se inscrever em uma antes de prosseguir com a monetização do YouTube.
Você também notará que precisa de mais de 10.000 visualizações para se tornar um parceiro. Suas primeiras 10.000 visualizações podem ser as mais difíceis de alcançar se você não tiver um público estabelecido ou os fundos para anunciar seu canal. É possível, mas você precisará ser paciente e diligente.
E O QUE MAIS É NECESSÁRIO SABER SOBRE O YOUTUBE?
Existem outras maneiras de ganhar dinheiro no YouTube (que abordarei mais adiante neste artigo), mas sem essas 10.000 visualizações, você não ganhará muito. Depois de conectar sua conta do AdSense ao YouTube e atender aos requisitos de monetização, você poderá começar a colocar anúncios antes e durante seus vídeos.
O YouTube usa um algoritmo baseado no conteúdo do seu vídeo, nos metadados que você inclui e nas categorias que você escolhe. Se você estiver otimizando seus vídeos para o público correto, os anúncios exibidos devem corresponder aos interesses do seu público. Se o seu vídeo é sobre fitness, eles não receberão anúncios da próxima monstruosidade do hambúrguer no McDonald's.
Você também pode bloquear categorias de anúncios na sua conta do AdSense, para adaptar os anúncios ao seu público-alvo e o que você acha que trará mais receita.
EXISTE UMA MANEIRA MELHOR DE GANHAR DINHEIRO?
Se você realmente não deseja entrar no negócio de criação de conteúdo do YouTube e criar vídeos como seu trabalho, mas ainda deseja utilizar o YouTube para direcionar mais tráfego para o seu site, existem várias maneiras de atingir esse objetivo.
Ofertas de Afiliados
Você pode utilizar o modelo de negócios afiliado através do YouTube de várias maneiras. Você pode usar seu canal para analisar produtos e oferecer códigos de afiliados no final, ou pode se tornar um porta-voz de uma determinada marca e pedir que eles patrocinem seus vídeos.
Para ter seus vídeos patrocinados, você precisa ter um bom mercado-alvo e visualizações. Os patrocinadores vão querer saber que seu público-alvo age e que seus vídeos geram leads para eles.
Comércio eletrônico
Se você possui seus próprios produtos para vender, pode usar seu canal para direcionar o público ao seu site.
Esta oportunidade não significa que você deve usar seu canal apenas para anunciar sua empresa. Se você quiser obter mais visualizações, precisará criar vídeos que as pessoas desejem assistir e criar vídeos que gerarão interesse pelo seu produto.