Qual é o preditor número 1 de como sua empresa será escalada para o sucesso? São as condições de mercado, o empreendimento de capital que você consegue criar ou investidores de alto perfil? A resposta é nenhuma delas. Na realidade, mesmo quando as condições parecerem promissoras, a expansão do seu negócio será um caminho angustiante para o sucesso se você não tiver um ingrediente crítico - uma mentalidade de crescimento.
Olhe atrás das cortinas de qualquer empresa de sucesso e você encontrará um líder de equipe exemplar que adotou uma mentalidade de crescimento. É por isso que acredito que o preditor número 1 de uma empresa e liderança bem-sucedidas tem a ver com o fato de o líder ter adotado uma mentalidade de crescimento e abandonado uma mentalidade fixa.
MENTALIDADE DE CRESCIMENTO X MENTALIDADE FIXA
Uma mentalidade de crescimento é uma atitude e crença de que as pessoas têm a capacidade de desenvolver seus talentos, habilidades, inteligência e inteligência emocional. Basicamente, significa que você acredita que o sucesso vem do esforço consistente de superar desafios. Líderes com uma mentalidade de crescimento tendem a se concentrar mais no processo, e não apenas no resultado.
No extremo oposto, temos uma mentalidade fixa. Essa mentalidade acredita que as qualidades básicas das pessoas, como inteligência e talento, são traços fixos que não podem ser alterados ou desenvolvidos. Os líderes com uma mentalidade fixa são orientados para os resultados ao extremo. Eles tendem a interpretar os desafios como fracassos, acreditando que todo o esforço foi desperdiçado em vez de reconhecer a oportunidade de aprender e crescer.
Vamos nos aprofundar um pouco mais nas diferentes implicações que uma mentalidade fixa e uma mentalidade de crescimento têm sobre uma empresa.
COMO UMA MENTALIDADE FIXA PREJUDICA O CRESCIMENTO DOS SEUS NEGÓCIOS?
Executivos que lideram suas empresas com uma mentalidade fixa criarão uma cultura de medo.
Sempre que surgem problemas - o que inevitavelmente acontecem -, líderes com uma mentalidade fixa interpretam imediatamente a situação como um fracasso e procuram alguém para culpar. Líderes com uma mentalidade fixa como essa podem se envolver em condições estressantes que sufocam o crescimento dos negócios, como:
- Uma cultura de medo em que sua equipe está com muito medo de correr riscos, inovar ou expressar ideias; eles temem ser vistos como incompetentes se cometerem algum erro.
- Uma equipe desmotivada que não está realizando todo o seu potencial nem expandindo suas ideias.
Por outro lado, esse ambiente promove uma cultura defensiva, com o dedo apontando, onde as pessoas investem mais em manter-se seguras do que em trabalhar juntas para expandir a empresa. No entanto, quando a cultura de uma empresa exibe essas características, a ampliação se torna - na pior das hipóteses - quase impossível. Na melhor das hipóteses, a expansão se torna um caminho imbuído de drama, negatividade, falta de comunicação e estresse.
COMO O MINDSET DE CRESCIMENTO DESENVOLVE O TALENTO DA SUA EMPRESA
Por outro lado, os líderes que adotam uma mentalidade de crescimento multiplicarão o potencial de sua equipe e criarão uma cultura saudável de responsabilidade que impulsiona o crescimento dos negócios.
Um líder com uma mentalidade de crescimento vê oportunidades para sua equipe, mesmo em tempos de crise. Por outro lado, eles não se enrolam em um canto acreditando que todos os esforços foram desperdiçados e não procuram alguém para culpar. Em vez disso, envidam todos os esforços para acelerar o crescimento de sua equipe e superar qualquer desafio comercial.
Todos os líderes modernos mais eficazes têm uma mentalidade de crescimento para acompanhar as demandas de um mundo digital que muda rapidamente. Aqui estão algumas práticas e crenças que você pode adotar para criar e nutrir uma mentalidade de crescimento para você e sua equipe.
ACEITE A MUDANÇA
Os líderes modernos mais eficazes adotam o fato de que vivemos em um mundo digital que muda rapidamente. Ao abraçar a mudança em vez de temer ou resistir, eles se preparam para conduzir mudanças significativas - isso significa mudar a si mesmos, sua equipe, os sistemas e estruturas de sua organização ou até mesmo orientar sua direção e visão de negócios.
TORNE-SE CONSISTENTE
Antes de podermos mudar e crescer, precisamos primeiro entender nosso ponto de partida. Quais são os nossos próprios limites, motivações e estados emocionais? Com a autoconsciência como líder, você se torna melhor equipado para tomar decisões impactantes e explorar oportunidades para expandir os negócios. Por fim, também o ajudará a identificar as áreas que precisam de mais crescimento para você e sua equipe.