PASSO A PASSO GARANTIDO E SIMPLES DE COMO DIVULGAR SEUS LINKS AFILIADOS DA MANEIRA CERTA

Você está usando links de afiliados em seu blog ou mídia social e deseja ter certeza de que está cumprindo os regulamentos da FTC e adicionando suas isenções de responsabilidade do marketing de afiliados nos lugares certos? Este post irá mostrar como divulgar corretamente seus links de afiliados.

Presumo que, por estar lendo este post, você já sabe o que é marketing de afiliados e simplesmente deseja tomar as precauções legais para proteger a si e ao seu blog e cumprir os requisitos dos programas de afiliados dos quais faz parte.

Agora que você está familiarizado com o que é marketing de afiliados e como o usa, provavelmente está ciente de que todo link de afiliado deve vir com uma declaração de afiliado ou isenção de responsabilidade.

 

O QUE ABRANGE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS DE AFILIADO?

Uma divulgação de afiliado é uma declaração que permite que seus leitores ou seguidores saibam quando os links de afiliados estão sendo usados ​​em seu blog ou em qualquer outra plataforma.

Idealmente, uma boa divulgação de afiliados deve indicar aos seus leitores o fato de que você tem algo a ganhar recomendando um determinado produto ou marca, para que eles possam ter uma visão geral completa de quais são suas intenções. Nesse caso, é apenas ético permitir que seus leitores saibam que, ao comprar algo por meio de seus links, você recebe uma comissão por essa compra.

Como eu disse, sempre que você usa um link de afiliado, você também deve adicionar uma divulgação de afiliado. E aqui está o porquê:

VOCÊ É LEGALMENTE OBRIGADO A AVISAR SOBRE OS LINKS

Vou começar com os requisitos legais assustadores primeiro, porque sim, é exigido por lei que seu público saiba que você tem algo a ganhar com base nas recomendações que faz.

A lei que impõe esta prática é executada pela FTC, e embora ninguém vá processá-lo se você se esquecer de adicionar uma divulgação de afiliado em algum lugar, você pode querer se familiarizar com as práticas de divulgação de forma adequada e evitar qualquer folga.

Só em 2017, a FTC enviou cartas de cessar e desistir para celebridades do Instagram que faziam parceria com marcas e repreendeu YouTubers com canais de jogos que endossavam empresas de jogos de azar - tudo sem divulgação apropriada.

 

VOCÊ VAI FAZER SEUS LEITORES CONFIAREM MAIS EM VOCÊ

A maioria das pessoas que entendem de internet serão capazes de reconhecer links de afiliados sem que você os indique. E outras pessoas irão presumir que você tem algo a ganhar com o endosso de um determinado produto / curso / empresa de qualquer maneira.

Muitos dos novos profissionais de marketing de afiliados têm medo de divulgar seus links porque pensam que isso afastará as pessoas e que perderão cliques e vendas. Mas acho que é bem o contrário!

Em vez de perder a confiança do seu público porque decidiu se esgueirar e esconder seus links de afiliados, por que não ser honesto e transparente com seus leitores (que provavelmente já sabem a verdade)? Dessa forma, você aumenta sua conexão com eles e não corre o risco de ser expulso de seus programas de afiliados.

Assim como as postagens patrocinadas, em que você é pago para revisar um item, por exemplo. O fato de ter um ganho financeiro com a promoção de um determinado produto ou serviço deve ser conhecido por seus leitores para que eles possam ter uma visão completa de seu relacionamento com a marca que você está anunciando.

Ao permanecer honesto e transparente, você é capaz de romper o ceticismo em torno desse tópico e admitir que, sim, você pode ser pago se eles fizerem uma compra, mas que recomendaria esse produto ou serviço de qualquer maneira. Ou pelo menos, você deveria.

 

COMO DIVULGAR SEUS LINKS NA PRÁTICA

Quando se trata de compartilhar links de afiliados nas redes sociais, as regras são um pouco mais simples devido à restrição de caracteres que enfrentamos. Especialmente em plataformas como Twitter ou histórias do Instagram, por exemplo.

Descrições de mídia social não são conhecidas por conteúdo de formato longo. Então a FTC não espera que você use uma isenção de responsabilidade completa de afiliado. Como você faria em seu blog, em um tweet de 260 caracteres, por exemplo.

Ao divulgar seus links de afiliados nas redes sociais. Basta marcá-los como #ad ou #linkafiliado, mas a FTC concluiu que as hashtags #aff e #spon NÃO devem ser usadas. Pois a maioria dos consumidores não está ciente de seu significado.

Mas, mais uma vez, eles precisam estar claramente visíveis e não escondidos entre 29 outras hashtags em algum lugar na parte inferior.

O YouTube é uma ferramenta incrível para criadores de conteúdo que usam marketing de afiliados, pois é um dos maiores mecanismos de busca do mundo. Todos os dias, 30 milhões de pessoas visitam o YouTube e mais de 300 horas de vídeo são enviadas a cada minuto.

Com números como esses, é fácil ver por que você deseja incluir vídeos do YouTube em sua estratégia de marketing de afiliados.

Quando se trata de divulgar links de afiliados no Youtube ou Instagram. Você deve divulgá-los no mesmo formato em que compartilha o link.

Se você compartilhar um link de afiliado em um vídeo do Youtube, precisará mencioná-lo verbalmente enquanto estiver diante da câmera. E, se adicionar links à descrição, precisará adicioná-lo por escrito também. (Algo como “Este vídeo contém links de afiliados. Se você clicar em um deles e fizer uma compra, receberei uma comissão”.)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *